Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Adolescente cristão é preso por postar desenhos de Maomé no Facebook

Gamal Abdou Massoud é um adolescente cristão de 17 anos

Um jovem cristão egípcio de 17 anos  foi condenado nesta quarta-feira, dia 4, a três anos de prisão por fazer upload de cartoons do profeta Maomé em seu Facebook. Os desenhos de Gamal Abdou Massoud foram considerados ofensivos à religião muçulmana.

Massoud foi julgado em uma corte especial para menores de idade e não escapou da detenção. Na região, este é considerado um dos maiores crimes. Ele também foi acusado de distribuir alguns de seus desenhos para amigos da escola, localizada numa vila ao sul da cidade de Assiut, que abriga uma grande população cristã.

O advogado de direitos humanos Negad al-Borê disse que o adolescente recebeu a pena máxima, segundo a lei egípcia para tal crime.

"Parem de perseguir as nossas famílias cristãs no Egito", diz a faixa

As charges, publicadas por Massoud em dezembro, levaram alguns muçulmanos a atacar os cristãos. Várias casas de cristãos foram queimados e muitos ficaram feridos.

Os cristãos, que compõem cerca de 10% da população do país – 80 milhões de pessoas, sempre tiveram uma relação difícil com a esmagadora maioria muçulmana do Egito.

A tensão entre muçulmanos e cristãos existe há anos, mas piorou desde a revolta que derrubou Hosni Mubarak. Desde então, os cristãos estão cada vez mais preocupados com as ondas de ataques a igrejas, e culpam os islâmicos radicais. No entanto, especialistas também dizem que as disputas locais também fazem parte dos problemas.

Ofender o profeta Maomé é uma falta grave no mundo islâmico. Vale lembrar que, em 2006, um cartunista dinamarquês fez uma charge de Maomé em um jornal local e se tornou alvo de muitas críticas, e recebeu inclusive ameaças de morte da comunidade muçulmana.

Fonte: Techtudo e Orthodox Church via Verdade Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário